sábado, 31 de julho de 2010

Vida nova com Deus

Mateus 9:14-17

Introdução:
Existem textos da bíblia em que nos prendemos mesmo! Eles nos prendem pela sua densidade que habita nas entrelinhas e quanto mais eu leio fico abismado com as freses os comportamentos de Jesus,eu estou meditando numa seqüência em Mateus,e isso tem tido muita relevância na minha vida para entender mais sobre Jesus sobre Deus sobre o cristianismo e o que Ele almeja para as nossas vida e quando me deparei com esse texto pude de alguma forma absorver alguns conceitos para minha existência sobre como eu posso construir a minha vida e ter uma vida mais bela(Vida nova) a partir do que habita nas entrelinhas desse texto.

Obs:O pano de fundo desse evento é o seguinte Jesus convida Mateus para segui-lo e logo em seguida ele vai a casa de Mateus devido a uma festa que o próprio Mateus dá pela sua nova vida com Jesus.
No ressinto acontece algo interessante,por que nesse ambiente de comes e bebes chega alguns religiosos discípulos de João e fazem uma pergunta intrigante para Jesus o porquê de eles e os fariseus jejuarem e os seus discípulos não.
E nesse evento nas falas podemos absorver algumas verdade para construção de uma nova vida se quisermos ter uma vida nova como já falei anteriormente.

1-Se quisermos ter uma vida nova com Deus não podemos ser pessoas que estragar os ambientes de alegria.
14-Então os discípulos de João vieram perguntar-lhe: "Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não?"
*Numa festa de casamento o noivo sente uma vontade enorme de compartilhar sua felicidade com outros,e nessa felicidade poderíamos imaginar como ficaria o coração de um noivo se os seu convidados estivessem tristes. “O noivo também ficaria triste”
Existe um tempo para cada coisa de baixo do sol(Eclesiastes 3)Ali, aquele ambiente era um ambiente de festa de alegria as vezes nos dizemos seguidores de Jesus e muitas e muitas vezes estragamos os ambientes de alegrias com nossa duvidas religiosa,com questões teológicas que nos atormenta a alma.
Os discípulos de João tinham uma visão errônea de Deus que é um Deus alegre Jesus é uma pessoa alegre que gosta de festa e que fica feliz com a felicidade dos outro.

15-Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão.
2-Se quisermos ter uma vida nova com Deus,não podemos remendar nossa vida tem que ser tudo novo.
16-"Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.
Na construção da nossa vida com Deus, os remendos ao invés de nos ajudar eles podem é danificar ainda mais nossa existência.”Tem que ser tudo novo”não pode ter remendos os conceitos novos ao invés de nos nortear para novos horizonte,eles podem é nos rasgar como pessoas por não conseguir desfrutar de uma nova vida,e voltarmos a estaca zero e ficarmos ainda piores do quê estávamos.

3-Se quisermos ter uma vida nova com Deus,temos que reformular nossa espiritualidade a partir dos conceitos novos do Evangelho.
17-Nem se põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, a vasilha rebentará, o vinho se derramará e a vasilha se estragará. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova; e ambos se conservam".
É impossível para uma mente religiosa em que habita conceitos relacionados a lei absorver as novidades do evangelho,isso tem que ser reformulado temos que entender que os conceitos do Evangelho de Jesus só pode ser relevante na nossa existência se de alguma forma nós jogarmos tudo que é conceito antigo fora para derramarmos os conceitos do evangelho em nós que é esse vinho que fermenta em nos.
E a grande novidade desse versículo é que Jesus nos da a certeza de que nossa vida está conservada se tivermos esses conceitos reformulados,não no sentido de estarmos dentro de uma redoma,mas sentido de estarmos conservados com os valores do reino e que se odres (vasilha)for novo nada se perderá.

Conclusão:
Nossa vida só pode ser nova de verdade se olharmos para Jesus como um exemplo de vida que nos mostra como Ele viveu entre nos, como Ele lidou com indivíduos,como Ele lidou com religião e valores que muitas vezes na nossa cabeça se confundem achando que estamos servindo a Deus,mas que na verdade estamos é apenas adotando uma religiosidade que não tem nada haver com a vida nova que Deus quer que tenhamos.


“Autor : Francisco Nascimento”