sábado, 9 de janeiro de 2010

Detectando as TENTAÇÕES da vida



Mateus 4:1-11




Introdução:


Qual a maior dificuldade na vida todos os cristão? O que nos torna pessoas débeis? qual a pedra que nos puxa pra baixo? com certeza é nossa incapacidade de sermos fieis naquilo que professamos e acreditamos. Com certeza absoluta são nossas tentações, aquilo que somos frágeis, aquilo que não temos força para lutar contra, aquilo que sempre luta no intuito de puxar o nosso tapete e nos jogar na lata do lixo existencial.
Por que todas as pessoas cristãs, todas as pessoas que realmente tiveram uma experiência genuína com Deus, não importa se você é batizado no Espírito Santo, se você fala em línguas estranhas,se você profetiza, se você prega. Você não está imune. de alguma forma sofre algum tipo de tentação, sofre algum tipo de fraqueza em alguma área de sua vida. Seja na área da sexualidade na área da ganância, na área da violência ou na área da fofoca, nas áreas mais abjetas não importa que área seja.
Por que não existe ninguém que diga!olha a tentação é para os fracos eu estou imune disso na minha vida. Isso não verdade
Todos sem exceção,tem essa dificuldade em suas vidas.
Eu sei que todos que estão aqui querem ter vitoria em suas vidas ter vitoria nas tentações, e desfrutar de uma vida mais bonita com Deus em sua relações de afeto com o Pai em fidelidade por que em: Habacuque 2:4 diz “justo viverá pela sua fidelidade”



Por que temos a realidade de que constantemente somos seduzidos por nossas paixões aquilo que guerreia dentro de nos com está escrito em Tiago 1:14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.



Mas a grande pergunta a grande questão é como que podemos ter uma vida com Deus mais bonita de fidelidade e alegria desfrutando de um relacionamento com Deus sem culpa sem peso na alegria do Espírito Santo vencendo nossas tentações?só que para desfrutarmos disso termos que entender como se manifesta as tentações na nossa vida.
O texto que lemos hoje é o retrato de uma situação em que o filho de Deus experimentou o que o seres humanos provam a todo instante. Pois era necessário que Jesus tivesse também seu lado humano,que sofresse todo tipo de tentação assim como os seres humanos. E podemos aprender com esse texto que há três áreas que dá se as tentações da nossa vida quais são elas:





Provisão- Proteção-Poder



1-Provisão:(v.3) O tentador aproximou-se dele e disse: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães".


2-Proteção: (v.6) "Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: " 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra'


3- Poder:(v.9) E lhe disse: "Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares".
Então vejam que são três áreas que preenche nosso viver, quem é que não quer provisão, quem é que não quer proteção, e quem é que não quer poder.



Só que embutido nessas propostas existe uma astucia maquiavélica satânica que é no intuito de nos destruir,no intuito de nos tirar do nosso relacionamento com Deus.
Quando que essas propostas tentadoras se faz presentes na nossa vida, quando que elas realmente mostra sua verdadeira cara descaradamente ?



1-Geralmente depois das experiências marcantes, e dos posicionamentos que tivermos em relação a Deus.



Vejam que nos versículos anteriores quando Jesus é batizado por João batista, quando ele sai das água,ele ouve uma voz dos céus que diz “este é meu filho amado quem me agrado”
E nos versículos seguinte ele é dirigido pelo Espírito ao deserto, e nesse período ele passa por um longo jejum, por um momento a sós.

Geralmente depois das experiências que temos com Deus é nesse momento que satanás fica rugindo como um leão, porque ele sabe que somos o alvo do amor de Deus.
Todas as vezes que você ouviu de Deus que Ele te ama, que Ele te quer bem, que você é a menina dos olhos Dele; prepare-se, investidas de satanás viram contra sua vida, para te tirar dessa verdade.
E como é que vencemos as investidas de satanás na nossa vida ? é através desse livro que tenho nas minhas mãos através da palavra de Deus. Por que por três vezes Jesus envergonhou satanás dizendo está escrito, está escrito, Por que em:
*Efésios cap. 6: 11 está escrito, Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo,

*Tiago cap. 4:7 está escrito, Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de você.

*1 Pedro cap. 5:8 está escrito, Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

É só com a palavra, e com o poder do Espírito Santo que venceremos as tentações do diabo.
Hoje na maioria das igrejas não existe mais a preocupação pela palavra a maioria das pessoas nem conhece as escrituras não medita nesse livro que é tão maravilhoso e que produz vida,por que passaram os céus e a terra mais minhas palavras jamais passaram disse Jesus.


Ilustração : Conta-se que um homem vinha caminhando pela rua e o diabo olhou para aquele homem e disso demônio fulano de vá destruir com aquele homem ali,o demônio ficou na espreita e o diabo sentado lá trono sujo dele e disse vá destruir aquela pessoa ali.o demônio ficou na espreita, ficou na espreita, ficou na espreita e o homem andando pela rua cabisbaixo o demônio sussurrou na mente dele:”você está desanimado não está?” e ele disse: Não ! está, eu vejo que você desanimado chateado com a vida – Não, eu estou bem ? não, você está triste desanimado com a vida,depois de uma meia hora com essa voz você está tão triste porque e ele disse eu acho que estou mesmo,eu não tinha era me percebido, eu ando tão triste tão chateado.O demônio voltou lá para satanás e disse pronto terminei e ele disse cadê o homem ? calma é uma questão de tempo ele já acreditou na mensagem. Ai o diabo ficou entusiasmado e vinha um crente saindo da igreja e disse pega aquele ali.
E o demônio foi Lá no crente e disse você está desanimado não está ? ele disse não. - eu vejo que você está triste !Eu não estou triste porque está escrito em Jó cap.19:25 Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.

O demônio não desistiu, continuou mais você deve está desanimado, por que eu vejo que você anda também muito cansado – ele disse é cansado estou mas está escrito em Is cap. 40 : 3 Até os jovens se cansam e exaustos ficam,os moços tropeçam e caem, mas aqueles que esperam no Senhor renovam as sua força voam alto como as águias, correm e não ficam exaustos cansam e não se fadigam.

O demônio não desistiu ! é, mas eu vejo que além de cansado eu vejo que você anda meio desconsolado, triste, perturbado e desconsolado. – É, triste sim algumas vezes mas nunca desconsolado.Por que está escrito em 2 cor 1:3 Bendito seja o Pai do nosso Senhor Jesus cristo, Pai das misericórdias o Deus de toda a consolação,que nos consola em todas as nossas tribulações. Mas que tristeza é essa o demônio perguntou ? tristeza ! É a tristeza de João cap.16:20 Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão,diz o Senhor mas a tristeza de vocês se transformará em alegria. E a bíblia sagrada diz também demônio que 2cor 7 :10 A tristeza segundo Deus não produz morte ,o que produz morte é a tristeza segundo o mundo mas sim arrependimento,a tristeza segundo Deus produz arrependimento.Eu eu não estou assim mas você anda fraco – ai ele disse sim fraco a gente anda mas está escrito em 2 cor 12:9 O poder de Deus se aperfeiçoa na minha fraqueza e quando eu estou fraco é que estou forte.

O demônio voltou lá pro diabo e disse cadê trouxe o homem ,não ,não consegui trazer por que quem está desanimado sou eu contra casa deles não há maldição é o que está escrito na palavra.



2 Quando nos sentimos frágeis e debilitados na nossa caminha.



vejam que o texto nos diz que depois que Jesus teve fome o tentador aproximou-se e disse – “se és o filho de Deus transforme essas pedras em Paes”
As propostas de satanás nunca são com intenções corretas e sim de tirar nosso foco, nossa visão em relação as coisas que realmente acreditamos e confiamos, se prestarmos bem a atenção notamos que satanás tem a intenção de quer tirar Jesus do foco maior de filho.muitas e muitas vezes o fato de eu ser filho de Deus não quer dizer que mudarei a situação com minha forças,satanás estava tentando colocar no coração de Jesus que se ele for filho de Deus ele poderia muito bem sair daquela situação.
Passamos por muitas tribulações na nossa existência e é nessas horas que o diabo vem com seus sussurros nos nossos ouvidos dizendo que se nos formos realmente filhos de Deus nós não podemos passar por esses tipos de sofrimento, e é o que acontece hoje na maioria das igrejas evangélicas que eles dizem que se você estiver sofrendo tem alguma coisa errada. Só que o sofrimento faz parte da vida humana.
Assim como Jesus temos que ter a mesma atitude que houve em Jesus de não querer quebrar sua comunhão com Deus por causa de um simples pedaço de pão. Existem momentos que os nossos desertos e nossas fomes só não são mais importante do que a quilo que acreditamos, e isso nos chamamos de FÉ,quando mesmo nas dificuldades ainda assim confiamos no amor de Deus em relação a nós.



3 Quando somos questionados sobre o cuidado de Deus em relação a nós.



Vejam que o texto diz que o diabo leva Jesus a cidade santa e coloca na parte mais alta do templo e diz, que se ele for filho de Deus que ele se lance para baixo por Deus dará ordem aos anjos para que ele não tropece em alguma pedra.

E muitas vezes nossas maiores tentações acontecem quando percebemos um mover que tenta colocar (Deus contra parede) é o que está acontecendo hoje no meio evangélico brasileiro e mundial pessoas que se dizem cristãs e que suas relações com Deus são relações em que eles estão decretando que aconteça isso e aquilo em suas vidas e eles estão dando lugar para a tentação em suas vidas e (tentando Deus) e horroroso isso porque isso só mostra o tipo de “deus” que eles estão servindo e adorando.



Conclusão:



Mas Jesus nos mostra que nossas relações com Deus dever ser confiada mesmo apesar das circunstancias pois o grande valor da nossa espiritualidade não se dá no que acontece ou deixa de acontecer mas quando dermos ouvidos para a palavra de Deus que está sempre dizendo a nos “tu és meu filho amado e o meu coração está satisfeito”será que é difícil para nos ouvirmos essa frase e gravarmos no nosso coração como frase suficiente para vencermos as nossas tentações da vida e sermos sal e luz em um mundo jaz no maligno ?





Autor Francisco Nascimento