terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estudo em Matheus 9:18-26

Matheus 9:18-26
18- Falava ele ainda quando um dos dirigentes da sinagoga chegou, ajoelhou-se diante dele e disse: "Minha filha acaba de morrer. Vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá!19-Jesus levantou-se e foi com ele, e também os seus discípulos.20-Nisso uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia, chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto,21-pois dizia a si mesma: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada.22-Voltando-se, Jesus a viu e disse: "Ânimo, filha, a sua fé a curou! E desde aquele instante a mulher ficou curada.23-Quando ele chegou à casa do dirigente da sinagoga e viu os flautistas e a multidão agitada,24-disse: "Saiam! A menina não está morta, mas dorme".Todos começaram a rir dele.25-Depois que a multidão se afastou, ele entrou e tomou a menina pela mão, e ela se levantou.26-A notícia deste acontecimento espalhou-se por toda aquela região.
A impressão que tenho analisando os textos paralelo a esse em Mc 5:21-43 e Lc 8:40-56 é de que o autor parece ter uma rapidez em escrever o relato sem sei bem ao certo, mas é essa a impressão que Mateus me passa ao ler esse texto e todo o seu evangelho em omitir detalhes...
O que está falando esse texto ?
O texto basicamente está falando do milagre de duas pessoas que através dos seu dramas tiveram uma oportunidade de terem um encontro com Jesus.mas e quando o milagre não acontece na minha e na sua vida como que fica o nosso relacionamento com Deus como é que fica a nossa fé pois todos nos somos seres que dentro de nos tem algo uma força que faz uma pergunta para alem da nossa compreensão.
O que levou essas pessoas irem até Jesus ?
O que Fez com que essas pessoas fossem até Jesus, é Seus dramas,suas necessidades ! então quer dizer que muitas e muitas vezes o que nos leva até Jesus são nossas dificuldades ? na maioria da vezes sim acredito que em 100% o que nos leva até Jesus seja nossos dramas da vida.
O que realmente que dizer o autor nesse relato ?
Numa primeira leitura, Aparentemente ele está falando de morte, doença e
Acredito eu, que o autor tem o interesse de nos mostrar como que Jesus se relaciona conosco em relação essas duas adversidades que assolam nossa existência, pois todos nos vivemos num mundo que mais sedo ou mais tarde passaremos por isso,por que isso faz parte da nossa realidade.
Vamos entender um pouco sobre:
Morte: A morte (do latim mors), o óbito (do latim obitu), falecimento (falecer+mento)ou passamento (passar+mento), ou ainda desencarne (deixar a carne)são termos que podem referir-se tanto ao término da vida de um organismo como ao estado desse organismo depois do evento.
Doença: (do latim dolentia, padecimento) designa em medicina e outras ciências da saúde um distúrbio das funções de um órgão, da psiqué ou do organismo como um todo que está associado a sintomas específicos. Pode ser causada por fatores externos, como outros organismos (infecção), ou por desfunções ou malfunções internas, como as doenças autoimunes. A patologia é a ciência que estuda as doenças e procura entendê-las.
E pensando sobre esse esse dois assuntos, lendo o texto e me fazendo algumas perguntas,pensei e quando nós, nos deparamos com situações que muitas e muitas vezes foge do nosso controle, como é o caso aqui de jairo e da mulher, como que seria nossa postura diante de um drama assim ?
Como que seria nossa estrutura humana,estrutura pscologica para saber lidar com uma situações como essas ?Sabendo que vivemos em uma enorme metropole, como essa nossa são paulo, em que a gente sai de casa e não sabe se vai voltar em que temos um ente querido que damos um abraço hoje, e amanhã não podemos vê-lo mais,devido a violencia desenfraida que está
ai,devido ao perigo dessa turbulencia de automoveis que temos com uma enorme frequencia. Quais os meios nos recorreriamos, para a cura de uma possivel enfermidade que pode nos assolar a qualquer momento.(pois todos nos estamos sujeitos a termos algum tipo de enfermosdade)A quê e a quem recorreriamos num momento de enfermidade sabendo que hoje,as estruturas da saude faz um descaso mostruoso e debocham dos miseraveis que não teem como bancar um tratamento digno adequado para ele.
vejo nesse texto ?
*Um homem desesperado, com a filha que acabara de morre vai até Jesus em busca de auxilio para seu desespero.(que não é muito diferente de nos quando passamos por algum tipo de drama)quem era esse homem? Um dirigente de uma sinagoga,que era o local onde eles organizava o culto da religião judaica.(ou seja a igreja da época na tradição judaica)e essas sinagogas judaicas; cada uma delas era dirigida por comitê de sete pessoas;em regiões gentílicas por um comitê de três pessoas,alem disso havia também o dirigente da sinagoga que é o nosso camarada aqui do texto,normalmente o membro mais respeitado da comunidade,que podia mais não precisava, ser membro do comitê.E sua tarefa lá na sinagoga era supervisionar as tarefas da mesma.
Obs.: Esse homem num momento de dor tristeza e sofrimento vai recorrer a Jesus...
Naqueles dias Jairo e aquela mulher recorreu a Jesus,e hoje quando passamos por um momento assim a quem podemos recorrer,a quem vamos atrás de auxílio pedindo socorro...Quem nos dias de hoje tem o rosto parecido com o de Jesus? que pode ser uma referencia para nos a enxergarmos pelo menos um lampejo, os traços de um coração bom que pode nos dar auxilio num momento de dor e dificuldade?Então são perguntas que suscitam mais pergunta....
O que Jairo ficou sabendo que fez com que ele acreditasse,que Jesus poderia curar sua filha ?Jairo tinha certeza no seu coração,que Jesus era um homem bom,porque Jesus era uma pessoa que se importava com próximo,a maneira como ele lidava com seu semelhante o tornava diferente o tornava uma pessoa que destacava em meio as multidões e esse (destaque) essa maneira como Jesus vivia era o que o mostrava para todo que Ele, era o filho de Deus. O exemplo disso é quê; Jesus não êxíta em ir ai auxilio de Jairo.
*Uma mulher que cansada do seu sofrimento vem até Jesus afim de por fim no seu sofrimento.O sangramento uterino de que supostamente essa mulher sofria a tornava cerimonialmente impura (Lv 15.25-30)com a conseqüência de que judeus obedientes a lei a evitariam,Esse fato junto com sua modéstia natural e o desconforto que ela sentia por causa da natureza da sua enfermidade,a tornava ansiosa para pedir e obter a cura que ela cria que Jesus poderia lhe conceder sem a publicidade que normalmente era inevitável no caso de curas assim.A fé que essa mulher possuía em Jesus era de tal forma, que ela acreditava que Ele poderia curá-la sem marcar um encontro pessoal com Ele,mas simplesmente por tocar em suas vestes. Jesus no entanto consciente que dele havia saído poder sobrenatural,e de como isso havia acontecido volta-se para ela no intuito de entender por que, daquele pode ter saído dele. E essa mulher era casada, tinha família morava com quem,como ela ficou sabendo de Jesus e como esse poder curá-la ?Essa mulher movida por uma força, de não mais querer viver com um sofrimento tão devastador (destruidor)em sua vida é o que fez ir até Jesus em busca do milagre.
Obs.*Só sei que o milagre dessa mulher nasceu a partir dos conceitos dela. (ela tinha uma certeza) ai uma pessoa pode me questionar assim: “então quer dizer que todas as vezes que tivermos certeza absoluta o milagre acontece.re .”Eu não sei, isso para mim é um mistério, não tenho como explicar”
Ela teve uma fé não só ao ponto de curá-la,mas de salvá-la
E uma das grandes indagações nesse texto é, O que me cura nada mais é do que eu dá ouvidos para o que Jesus me diz.
Os flautista: era os prateadores (os profissionais, aquelas pessoas que eram pagas para chorarem nos velórios daquela época)
E quando ele chega na casa eles pede para multidão sair(pois não é da natureza de Jesus tornar aquele milagre um espetáculo o que é bem típico de Jesus varias vezes quando fazia um milagre.
A multidão agitada:com certeza,a multidão não estava agitada pelos fato da menina filha de Jairo está morta,mas,pela ansiedade de presenciarem um milagre, e todas essa ansiedade deixou aquele povo meio que agitado se (imaginação minha,O que será que ele vai fazer agora e toda essa agitação pode gerar um espetáculo o que não é da postura de Jesus.
Quais as lições que esses dois personagens pode trazer para nós ?
E no movimento desse dois personagens a postura de Jesus e a humana diante de duas áreas que assolam a nossa vida “morte e doença”
Vejo também uma atitude de fé nesses dois personagens que na verdade foi o fator legitimo que os levou até Jesus. mas o que é Fé ? conseguir mudar situações será ?
“Através desse relato do milagre da mulher da ressurreição da filha de Jairo fico pensando sobre aquelas pessoas que mesmo declarando em seus corações mesmo assim não aconteceu o milagre em suas vida e como fica essa situação?”
Vejo determinação de ambas as partes para uma no intuito de uma mudança de prognostico ou seja uma situação terrível...Um fator importantíssimo que gostaria de ressaltar é que diante da morte as demais pessoas ficam agitada...Vejo também nesse texto incredulidade do povo diante da palavra de Jesus....ma será que como humanos não é notório ter esse tipo de atitude em relação as circunstancias que muitas vezes foge do nosso controle...?
Qual impacto que esse relato causou na vida dos discípulos? E como esse impacto pode chegar até nós, nos dias de hoje ?

Pois precisamos urgentemente mais do que nunca, sermos impactados por essas nove verdades que aprendemos a respeito de Jesus no intuito de tonar um mundo melhor,não que aconteça milagres sobrenaturais com freqüência mas que os milagres possa começar nos nossos corações a partir do que entendo desse texto.

1 Jesus está mais interessado na nossa dor, do que nas minhas intenções propriamente ditas.
2 Jesus é nossa companhia, nos momentos de dor e dificuldade.
3 Jesus está mais interessado na dignidade das pessoas, do que na religiosidade
4 Ele é que nos da a certeza a convicção de que estamos curado( isso chama-se Fé).
5 Temos sempre que ouvir o que Jesus tem a dizer para nós,
6 Jesus percebe o que se passa nas multidões, “a cede pelo espetáculo”
7 A ridicularizarão da maioria é não impedimentos para Jesus.
8 A obstinada missão de Jesus, é sempre gerar vida.
9 Nossa vida, em todos os momentos, é uma vitrine e depende de nós se essa vitrine é para glória de Deus ou não.

Autor :Francisco Nascimento