terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quem me influenciou na leitura ?



Nunca me imaginei ser amante dos livros,nunca me imaginei buscar em cada pagina escrita o saber e o conhecimento.
Foi a companhia que sempre busquei nas horas de silencio,quando sento com o corpo e a mente relaxada na poltrona da minha sala,quando encosto minha cabeça no travesseiro ou quando circulo por essa cidade louca, dentro de um transporte publico.

Há alguns anos atrás, tomei gosto pela leitura,coisa que anteriormente nem sinal haviam no meu paladar literário, apenas lampejos medíocres de uma conduta doentia, motivada por uma vida cheia de esperanças falsas, onde confusões atormentavam minha mente com idéias confusas e sem sentido que foram fatores contribuintes para a perda de tanto tempo precioso na minha existência.
Até que no início do ano 2001 conheci esse senhor que foi uma influencia fundamental em minha vida.
Um homem, que amante dos livros, foi uma influencia magistral em mim,admirava-o e muito sua paixão pelos livros. Algo interessante que acontecia;
As vezes quando algum cliente ai pagar suas despesas no caixa da lanchonete em que trabalhávamos,chegava até ser um incomodo para ele,pelo simples fato de estarem atrapalhando sua leitura (motivo pelo qual deixava seu filho Jorge irritado)...e eu até que achava isso cômico dando belas gargalhadas.
- Ele sempre me dizia, que a sabedoria significa: “O conjunto de conhecimento” e ficava encantado com aquilo, pois sempre almejava de alguma forma ser uma pessoa sabia,pra saber lidar com todas as situações da minha vida (Não que a sabedoria você só encontre nos livros)mas por esse prazer de estar sempre em sintonia com a leitura...
Lembro-me, de algumas vezes; Em que nós, interessadíssimos por excelentes leituras de qualidade como: filosofia,religião e entre outros,Eu me deslocava de minha residência no dia da minha folga, em plena segunda feira, e ia até o centro da cidade de São Paulo, naquelas livrarias sebo e comprava para ele os livros,e aquilo de alguma forma me fazia sentir útil.
Gastávamos horas e hora de conversas,os assuntos dos mais diversos, onde no final de cada assunto ficava com aquela sensação gostosa de desfrutar de um momento tão prazeroso.
Daí por diante meu paladar foi pegando gosto pela leitura.
Certa vez, ele me disse que se eu quisesse obter sabedoria, eu teria que ler o livro da bíblia de provérbios (segui seu conselho e li a bíblia toda,e foi uma experiência maravilhosa) Daí por diante não parei mais, hoje amo os escritos de Adélia prado,Cecília Meireles,Izabel aleende,Pablo Neruda,Rubem Alves,Mario Vargas llosa,Clarice Lispector,Rubem Fonseca...
Sou muito agradecido por essa influência na minha vida.
“Obrigado Jorge Luiz”
"Francisco Nascimento"