quinta-feira, 22 de julho de 2010

Como deve viver o cristão ?



Mt 8:28-34
Introdução:
Uma das maiores lutas que temos na nossa vida como seres humanos, como pessoas,como servos de Deus, é sem duvidas nenhuma aprendermos a viver uma vida que seja empolgante que seja atraente aos olhos dos demais.
Sei que nessa luta que todos nos temos de aprendermos a viver, nos que falamos que somos cristão servos de Jesus.Só que é muito amplo denso, isso é algo que muitas vezes aprendes com experiências vivenciadas com posturas que adotamos ao longo dos anos,e com situações que muitas vezes exige de alguma forma caminharmos de maneira exemplar diante dos homens.
E uma maneira que podemos - pelo menos um pouquinho, aprendermos a viver como cristão é através das escrituras é com esse texto – sei que muitas pessoas quando se depara com um texto assim logo de cara já percebe que é um texto que fala do poder de Jesus,da libertação de um homem e do corrompimento de uma sociedade – só que analisando o texto tentei sair do obvio e ir nas entrelinhas do texto e é através dele que aprendemos, como que deve viver um cristão?

1-Por onde quer que andarmos,não importa os perigos e violências temos e andar sem medo e de cabeça erguida sem temer o que possam fazer conosco.

(v.28) E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.
Veja ! que Jesus corria perigo na região dos gadarenos pela tão violência dos endemoninhados que eram ferozes.
E muitas vezes na nossa pouca existência nos tememos os perigos e violências que habitam nos lugares,mas nos não devemos nos comportar assim temos que ter Jesus como nosso exemplo maior que não tem medos anda sempre de cabeça erguida e muitas e muitas vezes nos tememos o que pode acontecer conosco.

2-O andar do cristão é sempre assim : Aborrecendo atormentar as obras das trevas.

(v.29)E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
Veja ! que com Jesus aprendemos que a vida do cristão, por onde quer que ele ande ele sempre irradia luz e de alguma forma isso é aborrecimento para trevas foi o que aconteceu com os demonhos que habitavam naquele homen e é só trazendo a luz de cristo para as pessoas que conseguiremos irradiar luz para que os outros possa ser pessoas libertas pela maneira como o cristão vive.

3-Não existe comunhão entre o cristão e as trevas.

(v.31e32) E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.

Se prestarmos atenção em todo o texto de Mateus cap.8 do 28 ao 34 você pode observar atentamente que Jesus só diz uma palavra “ide”para os demonios entrar nos porcos.
E o quê que aprendo com isso ? que não existe comunhão entre cristão trevas não podemos de forma alguma que lideres de igrejas que se dizem evangelicas que ficam entrevistando demonis isso dando o pauco aos demonios que só pertence a Jesus.

4-Para o cristão o proximo é mais importante que o lucro.

(v.32)E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.

Veja ! que Jesus está preocupado com a libertação daquele homen e essa deve ser nossa caminha como cristão sempre comprometidos com o outro o que acontece com o proximo é sim nosso dever irmos ajudar auxiliar o proximos nos processos de destruição.


5-Para os cristãos não é da sua natureza se estabelecer em lugares, civilizações e sociedades contraria aos seus valores.

(v.33e34) Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados.
E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus
termos.


Veja ! aquela era uma sociedade que ganhava dinheiro com o lucro suino e pra um judeu isso era algo horroroso uma sociedade que estava mais interessas com o lucro de porco do quê com aqueles homens endemonhinhados que habitavam nos sepulcros.
E muitas e muitas vezes percebemos que dentro das nossas igrejas o lucro é mais importante do quê a saude espiritual das pessoas.


Conclusão: Se quisermos andar como cristãos verdadeiros servos de Cristo temos que adotar para nossa vida esse 5 pontos como regra para nossa existencia como exemplo que adiquirimos a partir da vida de Jesus.




“Autor : Francisco nacimento”