sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ainda há ESPERANÇA




Lamentações 3:18-21

Jeremias é um profeta interessante ! porque Jeremias é um profeta antes do exílio do povo de Israel , e um profeta pós exílio.
Mas deixa eu lembrar um pouco da historia de Israel , Davi é estabelecido o rei de Israel mas a parti de Davi começa as conturbações no reinado do sucessor de Davi que foi Salomão.
Lembrem-se vocês que Davi foi o rei; o primeiro rei de Israel depois de que o povo saiu do Egito.O povo sai do Egito pelo braço forte de Deus trazido por Moises,e fica 40 anos peregrinando no deserto e depois de peregrinar todo esse tempo no deserto,o povo é estabelecido na terra de Canaã na terra prometida.Depois que o povo é estabelecido em Canaã que é na verdade dividida as terras para cada tribo; o povo fracassou com o regime teocrático.Aquele período teocrático foi um regime de 350 a 400 anos que foi o período dos juízes em que ouve juízes na terra de Israel;mas os juízes não conseguiam unificar o povo.Até que no final do período dos juízes Deus estabelece o primeiro rei de Israel, que foi segundo o povo.O povo queria ser governado não por Deus e sim por um rei.E Deus estabelece Saul como rei para o povo só, que Saul foi um fracasso desde o primeiro dia.
Saul foi um rei vingativo, egoísta,vaidoso,preconceituoso,orgulhoso só tinha em Saul qualidades ruins.Deus teve misericórdia de Israel e disse ao profeta Samuel que Ele estabeleceria agora um rei segundo o seu coração e Deus estabelece Davi como rei de Israel.
Davi governa Israel e consegue colocar ordem, e a maior benção de Davi foi ter conseguido colocar o povo unido,foram os únicos anos em que Israel teve paz em toda sua historia,desde Abraão foram os únicos anos em que Israel se estabeleceu como uma nação.
Porque a parti de Davi que foi o seu filho Salomão começo o processo de desintegração novamente de Israel , Salomão se corrompe com as muitas mulheres que ele tinha e ele deixou um reino quase que esfacelado nas mãos dos seus filhos com vários levantes políticos divisões políticas guerras políticas internas tremendas dentro de Israel e os filhos de Salomão se dividem e Israel fica dividido em dois reinos.O reino do norte ficou sendo chamado de Israel e o reino sul ficou sendo chamado de Judá.
Só que o reino do norte Israel os reis que governaram foram todos ímpios não teve um só bom todos foram corrompido e Deus prometeu a Israel que iria riscar Israel do mapa, mas que iria preservar apenas Judá por causa da aliança que fizera com Davi.
E a historia que está escrita em lamentações 3 :18-21 já acontece 60 anos depois da morte de Isaias quando Jeremias se estabelece profeta no reino de Judá do num período que manasses foi rei do sul mais foi um rei ímpio sujo imundo foi o pior dos reis,mas manasses foi sucedido por um rei que bom,o nome desse rei que sucedeu manasses era Josias ele começou a reinar e foi um homem segundo o coração de Deus.
E Josias lutou com todas as suas forças para restabelecer Judá por que Israel já não tinha mais esperança para o reino do norte.E a bíblia diz que cinco anos depois que Josias é rei,ele descobre os livros da lei.E Josias começa a ler o livros da lei e acontece um grande avivamento confissão de pecado os sacerdotes se arrependeram a idolatria caiu por terra ouve um avivamento em Judá.Infelizmente Josias foi fazer uma guerra com o rei do Egito sem ordem de Deus e nessa guerra Josias morre e sucede Josias um rei chamado joaquas que consegui reinar apenas 3 meses e foi sucedido pó rei chamado Joaquim que subiu ao trono e vieram dias de grande maldição,de grande perseguição,de grande dor para Israel, porque Joaquim troce a idolatria e a corrupção para Israel.
Nesse período de Joaquim quando Israel está lá no fim não mais esperança para Israel,Deus começa então advertir pelos profetas que Israel seria destruído e o reino do sul seria invadido não pela síria mas pela babilônia Nabucodonosor iria invadir Judá.
E eles começam a resistir Judá começa a perder terreno, porque os judeus queria preservar por ultimo a cidade Santa que era Jerusalém, e eles vão sendo sitiado os exércitos estão ao redor e os profetas dizendo não adianta guerrear com armas fogo não adianta guerrear com lanças não adianta só existe uma maneira de os exércitos retrocederem é se o povo se converte dos maus caminhos e o povo endurecido e o exercito esmagando,Até que finalmente Nabucodonosor vem e invade Jerusalém que era o ultimo reduto e Jerusalém é destruído e colocado por terra o templo é acabado.
Jeremias viveu nesse período pouco antes de Nabucodonosor invadir pela ultima vez Jerusalém, Ele é o profeta das lagrimas a bíblia diz que Jeremias chorava por que ele chamava atenção do povo a se arrepender e o povo não se arrependia e vendo o que ia acontecer contempla a destruição de Jerusalém e o livro de lamentações é só de tristeza.
“E o que aconteceu com Israel é o que está acontecendo com o mundo, e está cada dia pior a degradação humana” As igrejas evangélicas cada vez mais fracas, os crentes cada vez mais acomodados e incapazes de pregar o Evangelho e cada vez mais incapazes de serem luz nesse mundo e esse mundo cada vez mais se destruindo e a gente sentindo que as coisa estão tomando um impulso, como uma mulher que está tendo dores de parto as dores vão aumentando a miséria aumenta cada vez mais e o ritmo se acelerando.
Jeremias viu essa coisa acontecendo, mais ai Jeremias depois que viu tudo destruído tudo arrasado tudo acabado.Ele senta e diz Deus eu preciso que Tú me traga a memória não a destruição de Israel,mas vivifica na minha mente o que pode me trazer esperança.
Quando todos estiverem dizendo algo sobre esse mundo o Brasil,algo do tipo não tem mais jeito ta tudo destruído, o meu Deus é soberano sobre a historia Ele é soberano sobre nossas vidas Deus pode trazer a nossas memória aquilo que ainda pode nos dá esperança.

Sabe o que Deus trouxe a Jeremias sobre o que podia Lhe dá esperança ?
1 - SUA FIDELIDADE .misericordioso
(L m 3:22,23)As misericórdias do senhor são a causas de não sermos consumidos por que as sua misericórdias não tem fim renovam-se a cada manhã grande é a tua fidelidade.
Deus não muda no seu caráter, Jeremias está pensando na fidelidade de Deus.
Pode parecer que Deus abandonou Judá mais não abandonou mesmo que as circunstâncias sejam as mais tristes eu sei que a fidelidade de Deus são as causas de não sermos consumidos.
Deus abraçou Israel na sua miséria e também vai abraçar-nos na nossa miséria .

2 – BONDADE.
Pois quando completar 70 anos Deus vai redimir Israel ele vai levantar Israel ,temos que esperar em Deus pois ele sabe a hora certa,temos que esperar em Deus
Não existi vitoria sem tribulação.
Aconteceu a vitoria quando Deus levantou Esdras depois Neemias mais não era ainda a verdadeira alegria do povo e dos profetas.Sabe onde que estava a verdadeira alegria do povo ?


“Apocalipse 21 : 2”

Nenhum comentário: