quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Obra do Senhor





Conhecendo Deus através da Bíblia.
Jeremias 37.17.


O mundo experimenta velozes transformações. Novos modelos substituem antigos paradigmas numa velocidade impressionante.

O que Deus tem para dizer no mundo da filosofia em que pensadores como Voltaire, Rousseau, Nietzsche, Sartre e Camus, são contraditos por novos pensadores como Focault, Derridá.

O que Deus tem para dizer em uma geração em que os escritores mais férteis, como o português Vergílio Ferreira, José Saramago, Rushdie, Isabell Allende e

Gabriel Garcia Marques se revezem em escrever textos existenciais e cada vez mais secularizados.

Será que ainda há palavra de Deus para uma geração que se acostumou com descobertas cada vez mais audaciosas na astronomia com os buracos negros e com o telescópio Hubble que chegou aos cantos mais distantes do universo. Deus ainda fala para uma geração que já sabe muito sobre a nossa estrutura genética?

Qual

a palavra de Deus para uma geração que tem um verdadeiro supermercado da fé à sua disposição com todo tipo de religião? Hoje uma pessoa pode usar a nova era, o hinduismo, o budismo, a cabala judaica, a bruxaria saxônica, as diversas formas de espiritismo, acreditar

em abduções de Ets.

Existe uma palavra de Deus para essa geração?

Perplexa percebe que o planeta está esquentando.Atônita assiste a degradação do continente africano.Medrosa, tranca-se em condomínios em um mundo cada vez mais urbanizado.Tensa, não sabe como erradicar o tóxico. Doente, tenta compensar suas neuroses através de remédios.

Os hindus dizem que Deus ainda fala, e a única maneira de perceber a voz de Deus é olhar para a natureza.Os budistas dizem que Deus ainda fala, e a única maneira de ouvir a voz de Deus é fazendo introspecção e meditação.Os espíritas dizem que Deus ainda fala, e a única maneira de ouvir a voz de Deus é através das viagens mediúnicas. Os esotéricos dizem que Deus ainda fala, e não há uma única maneira de ouvir a voz de Deus, mas que podemos ouvi-la através de diversas maneiras: desde os mapas astrológicos às cartas do tarô ou através das religiões egípcias.

Nós os cristãos dizemos que Deus ainda fala e sua fala é expressa através da Bíblia.

Acreditamos que a Bíblia não é apenas um livro histórico que narra a formação e peregrinação do povo judaico. Acreditamos que a Bíblia não é apenas um livro das crônicas que um povo redigiu para si mesmo. Acreditamos que a Bíblia não é um mero livro de fábulas, mitos e alegorias. Acreditamos que a Bíblia não é um mero compêndio de vários escritos religiosos antigos. Acreditamos que esse livro é

a Palavra de Deus.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, (2 Timóteo 3:16 RA)

sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:20-21 RA)



Em Atos 1.16, Pedro citando Salmos 69.25 e 109.8 afirmou, que Davi, quando falou sobre a sorte de Judas disse que era o Espírito Santo quem falava:

Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, (Atos 1:16 RA)

Deus poderia ter nos falado por um anjo, mas ele preferiu falar através da sua Palavra escrita:

No Antigo Testamento os profetas quando falavam ou escreviam, faziam-no

em nome de Deus.

São estas as palavras que disse o SENHOR acerca de Israel e de Judá: (Jeremias 30:4 RA)


O próprio Jesus afirmou que o que chamamos de Antigo Testamento era

a Palavra de Deus para nós:

João 5:39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas

a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

Entre os judeus havia dois símbolos absolutamente sagrados: o templo e as Escrituras. Ele os repreende várias vezes por tornarem o templo tão sagrado, mas em nenhum momento ele os chama a atenção por considerarem as Escrituras sagradas:

Disse que:

A Escritura não pode falhar, (João 10:35 RA)Que nem um til seria retirado da lei – Mt 5.18.Contradisse ao diabo por 3 vezes citando o que estava escrito – Mt 4.

Como podemos saber se os homens que escreveram a Bíblia seriam corretos?

Jesus falou que o Espírito Santo convenceria as pessoas do pecado, da justiça e do juízo – João 16.6-11Ele também afirmou que esse mesmo Espírito ensinaria aos discípulos todas as coisas e faria que se lembrassem de tudo que havia dito – João 14.26. Ele daria testemunho de Jesus e os guiaria a toda a verdade – João 16.13.

Eu estaria até disposto a acreditar, mas logicamente a Bíblia só poderia falar bem de si mesma:



A Bíblia é um livro maravilhosamente único.

Ela é composta de sessenta e seis livros, trinta e noite no Antigo Testamento e vinte e sete no Novo Testamento. Mas esses sessenta e seis livros formam um todo coeso, uma mensagem dinâmica.

Alguns estudiosos chegaram a conclusão que os primeiros livros da lei, Gênesis, Levítico, Números e Deuteronômio, foram compilados por volta de 1400 antes de Cristo.

As últimas obras do Novo Testamento foram escritas nos anos 90 depois de Cristo – evangelho de João, o Apocalipse e as cartas de João. Do Gênesis ao Apocalipse envolve um período de mais ou menos mil e quinhentos anos.

Esses sessenta e seis livros foram compilados por mais de quarenta autores de variada formação educacional e cultural: Josué era general, Daniel, um político do primeiro escalão, Amós boiadeiro, Lucas era médico, Pedro era pescador.

As circunstâncias em que foram escritos também: Ezequiel escreveu no cativeiro da Babilônia. Paulo escreveu milhares de anos depois algumas de suas cartas de dentro de uma prisão em Roma. Davi escreveu alguns dos Salmos fugindo no deserto. Jeremias escreveu no calabouço.

A Bíblia foi escrita em 3 idiomas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, e uma pequena parte

em aramaico. O NT foi escrito em grego popular, também chamado de koiné.

Seria de esperar que o resultado de tanta diversidade nos fornecesse um texto caótico e cheio de incoerências e contradições. Mas temos nas escrituras uma narrativa coerente e digna de confiança.

A unidade dos ensinos da Bíblia segue uma coerência do começo ao fim.

O Ser humano – sua origem, queda, redenção, destino terreno e eterno.Pecado - como entrou na humanidade, conseqüências, castigo neste mundo e no próximo.Satanás – um instigador do mal, mentiroso, homicida. Seu ódio contra Deus e contra a criação divina. Israel – a formação social e política do povo, sua contumaz rebeldia, o cuidado de Deus em preserva-lo mesmo em idolatria, seu papel na vinda do messias. Salvação – o projeto eterno de Deus de formar sua família, seu plano de como isso pode acontecer. A Igreja – um mistério oculto em Deus e que foi revelado na plenitude dos tempos, para ser o corpo de seu filho. Espírito Santo – presente na criação e citado na última oração da Bíblia. – Ap 22.17.Deus – seu ser eterno, auto-suficiente e que não sofre mudança. Seu caráter perfeito e seu imenso amor.

Jesus - o grande desejado, exaltado e amado de todas as páginas da Bíblia.

A Bíblia é para nós:

Luz para nosso caminho – Sl. 119.105Quando lemos suas palavras em alta voz, é como saborear o mel – Sl 119.103

Quando somos confrontados pela sua palavra ela tem a força de uma britadeira que despedaça o coração duro. Jeremias 23:29 Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?

Quando meditamos em suas verdades nos tornamos mais inteligentes que os nossos mestres:

Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. (Salmos 119:99 RA)

Ela é a companhia do viajante:

O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (Salmos 121:8 RA)

Quais as garantias que esse livro é

a Palavra de Deus?

A mais antigas referências que temos ao Antigo Testamento estão no prólogo do livro de Eclesiasticus (130 AC) o neto do autor refere-se ali à lei, aos profetas e a outros livro dos pais.

Flavio Josefo escreveu no final do primeiro século, na sua obra Contra Apion:

Ela afirma que tudo o que foi escrito depois de Artaxerxes era totalmente confiável. Depois que terminou a sucessão dos profetas ninguém mais se atrevia a tirar ou aumentar nada do que estava escrito.

Porque há livros a mais na Bíblia Católica.

Porque, quando os antigos rabinos foram contratados para traduzir a Bíblia para o grego, um grupo de 70 homens, ele incluíram na lista os livros: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruc, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus, e alguns acréscimos a

Daniel e a Éster.



Jesus citou o Antigo Testamento, os apóstolos citaram o Antigo Testamento, mas nenhum deles citou algum livro que não fizesse parte do Cânon.

O livro de Isaías é mencionado 419 vezes em 23 dos livros do NT.Salmos é mencionado 414 vezes em 23 livros. Gênesis é mencionado 260 vezes em 21 livros. . Êxodo é mencionado 250 vezes em 19 livros. Deuteronômio é mencionado 208 vezes 21 livros.Ezekiel é mencionado 141 vezes em 15 livros.Daniel é mencionado 133 vezes em 17 livros. Jeremias é mencionado 125 vezes em 17 livros. Levítico é mencionado 107 vezes em 15 livros.Números é mencionado 73 vezes em 4 livros.



Orígenes, e Jerônimo que primeiro traduziu a Bíblia para o Latim não reconheciam. Santo Agostinho a princípio os reconheceu como legítimos, mas em sua obra posterior os rejeitou, colocando-os como inferiores à Bíblia.

A comunidade judaica também rejeitou essas obras. No Concílio judaico de Jamnia (cerca de 90), a inclusão de nove dos livros do cânon do nosso Antigo Testamento foi debatida e os próprios judeus determinou que apenas os livros que agora constam nas Bíblia protestantes fizessem parte do Cânon.

A própria igreja católica só declarou oficialmente que esses livros eram as sagradas escrituras em 1545-1563 no Concílio de Trento.

Os livros do NT que contêm material do AT:

Apocalipse contém citações de 32 dos livros do ATLucas, 31.João, 26Atos, 25.Marcos, 24.Romanos, 23.Hebreus, 21.I Coríntios, 18.Tiago, 17.1Pedro, 15.

Como se formou o NT?

Os discípulos sabiam que foram chamados por Jesus para darem continuidade ao que ele ensinara:

Quem vos der ouvidos ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou. (Lucas 10:16 RA)

Eles sabiam que tinham por obrigação cuidar para que não entrassem falsos ensinos:

pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos. (Marcos 13:22 RA)

Preocuparam-se em ensinar um só ensino para não haver divergência:

e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram

a vida, pendurando-o no madeiro. A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos. (Atos 10:39-42 RA)



Várias listas corriam as igrejas para se definir quais os escritos que eram legítimos.

Usava-se o critério de que as palavras de qualquer escrito deveriam conter:

Os elementos de sua vida, morte e ressurreição.

Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. (Romanos 15:4 RA)

Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema. (Gálatas 1:8-9 RA)

Deus fala nos dias de hoje?

Sim, ele fala.



Um escritor anônimo deixou dentro de uma gaveta de uma biblioteca o seguinte:

Encontrei neste livro a mente de Deus, o estado da humanidade, o caminho da salvação, a perdição dos ímpios, a felicidade dos crentes. Suas doutrinas são santas, seus preceitos empolgantes, suas histórias verdadeiras, suas diretrizes imutáveis. Leia e serás sábio, creia e estarás seguro, pratique e serás santo. Este livro contem luz para dirigir-lhe, comida para lhe dar sustento, consolo nas tribulações. Ele é o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado, o manual do caráter cristão.

Através da Bíblia o paraíso é restaurado, o céu aberto, e os esquemas do inferno revelados. Aqui Cristo é o grande assunto, descobri que o bem da pessoas é o único desígnio de Deus e que a sua glória é o fim de toda existência. Este livro deveria consumir nossa memória, reger o nosso coração e guiar os nossos pés. Leia-o devagar, freqüentemente, meditando

em cada palavra. Ele é uma mina de riqueza, uma fonte de vida e um rio de prazer. Siga seus preceitos e você chegará ao Calvário, ao túmulo vazio, à vida ressurreta em Cristo e, lógico, à vida eterna.

Os inimigos da Bíblia:


Aqueles que abandonaram as verdades da Bíblia para pregarem verdades humanas.


Jeremias 1:12 Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

Isaías 55:11 assim será

a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.


Pregam raciocínios humanos:




2 Coríntios 10:4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas


Pregam auto-estima, que apenas provoca coceira nos ouvidos:


2 Timóteo 4:3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;2 Timóteo 4:4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.


Pensam no lucro que vão ter:


Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. (1 Timóteo 6:4-5 RA)


Pregam um evangelho que só promete bens materiais, prosperidade e vitória mundanos:


Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador,

o Senhor Jesus Cristo, (Filipenses 3:17-20 RA)

Amamos a Bíblia, sua mensagem nos encanta:

Sua riqueza é inestimável:

Sobre a lei moral – Êxodo 20.Quando estamos no momento de decidir novos rumos – Josué 1.Quando precisamos saber mais sobre a fidelidade de Deus – Josué 14.Quando precisamos de alguém que nos ajude – Salmos 23.Se estamos pesados de culpa e queremos confessar – Salmos 51.Quando queremos saber como Deus nos trata – Salmos 103A riqueza da Palavra de Deus – o mais longo dos capítulos – Sl 119.Se queremos entender mais sobre a verdadeira sabedoria – Provérbios 8.A majestade de Deus – Isaías 40.Se queremos saber se somos bem-vindos ou não – Isaías 55.A verdadeira felicidade – As bem-aventuranças.- Mateus 5.Como devemos orar – Mateus 6.Como ele cuida de nós como um bom pastor – João 10.Consolo nas horas mais difíceis – João 14.Que ele colocou sobre os nossos ombros a justiça de seu filho – Romanos 5.Que ele nos colocou no caminho da santificação – Romanos 6.Que somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou – Romanos 8.Como conhecer o mais verdadeiro amor – I Coríntios 13.A mais poderosa notícia – que vamos viver eternamente – I Coríntios 15.O fruto do Espírito – Gálatas 5.A melhor compreensão da fé – Hebreus 11.O valor da disciplina de Deus – Hebreus 12.O futuro da humanidade – Apocalipse 5.




"Ricardo Gondim"

Nenhum comentário: